Utilizar Equipamento de Proteção Individual (EPI) é primordial para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. No entanto, se não for acompanhado de medidas coletivas e administrativas, o risco dos profissionais da saúde aumenta significativamente.
De acordo com as “Recomendações para proteção e monitoramento de Trabalhadores de Serviços de Saúde (TSS)”* da Associação Paulista de Medicina do Trabalho – APMT, são medidas coletivas e administrativas:
- garantia de ventilação adequada, com direcionamento do fluxo de ar e sua respectiva filtragem;
- frequência na realização de procedimentos de limpeza e de desinfecção, com eficácia e de acordo com as normas de biossegurança;
- prática do distanciamento de um metro entre paciente e profissional de saúde quando não há necessidade de efetuar procedimentos;
- instalação de barreiras físicas para separação de ambientes contaminados e medidas administrativas para separação de pacientes contaminados;
- limitação do número de profissionais em áreas de convivência;
- fornecimento de insumos de higiene;
- proibição de aglomerações de acompanhantes e pacientes;
- identificação e sinalização de áreas em que ocorrem procedimentos geradores de aerossóis.
Além disso, o uso de recursos terapêuticos respiratórios – como a ventilação mecânica não invasiva (VNI), o uso de cânula nasal de alto fluxo (CNAF) – a realização de outros procedimentos – como procedimentos de intubação traqueal e traqueostomia, que geram aerossóis – apresentam risco três vezes maior de contaminação de profissionais de saúde. Nestes casos, medidas adicionais (como a manutenção de pacientes em quartos isolados, com pressão negativa e material-médico hospitalar seguro) também devem ser observadas.
A utilização correta de EPI, medidas coletivas e administrativas eficazes e material médico- hospitalar seguro, oferece maior segurança para os profissionais da saúde e pacientes.
*Recomendações para proteção e monitoramento de Trabalhadores de Serviços de Saúde (TSS)
Fonte de pesquisa: InformaSUS UFSCAR
Conheça o Sistema Fechado para aspiração traqueal
Indicado para realizar aspirações de secreções traqueais em pacientes em terapia intensiva ou qualquer situação onde há a necessidade de ventilação mecânica, permitindo a aspiração e ventilação concomitantes.
Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens – 2º Semestre de 2024
Como parte de nosso compromisso com a transparência e igualdade de oportunidades, apresentamos o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens referente ao segundo semestre de 2024.
Como Utilizar o Feedback de Pacientes para Transformar a Experiência de Saúde
A coleta de feedback de pacientes é apenas o primeiro passo para a melhoria contínua dos serviços de saúde. A verdadeira transformação ocorre quando esse feedback é analisado e utilizado de maneira eficaz.
A Importância de Entender Glosas em Planos de Saúde para uma Gestão Hospitalar Eficiente
A gestão de glosas em planos de saúde é uma questão crítica para a sustentabilidade financeira de hospitais e clínicas. As glosas representam recusas ou reduções de valores solicitados nos processos de faturamento, resultando em desafios significativos para a receita das instituições de saúde.