Utilizar Equipamento de Proteção Individual (EPI) é primordial para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. No entanto, se não for acompanhado de medidas coletivas e administrativas, o risco dos profissionais da saúde aumenta significativamente.
De acordo com as “Recomendações para proteção e monitoramento de Trabalhadores de Serviços de Saúde (TSS)”* da Associação Paulista de Medicina do Trabalho – APMT, são medidas coletivas e administrativas:
- garantia de ventilação adequada, com direcionamento do fluxo de ar e sua respectiva filtragem;
- frequência na realização de procedimentos de limpeza e de desinfecção, com eficácia e de acordo com as normas de biossegurança;
- prática do distanciamento de um metro entre paciente e profissional de saúde quando não há necessidade de efetuar procedimentos;
- instalação de barreiras físicas para separação de ambientes contaminados e medidas administrativas para separação de pacientes contaminados;
- limitação do número de profissionais em áreas de convivência;
- fornecimento de insumos de higiene;
- proibição de aglomerações de acompanhantes e pacientes;
- identificação e sinalização de áreas em que ocorrem procedimentos geradores de aerossóis.
Além disso, o uso de recursos terapêuticos respiratórios – como a ventilação mecânica não invasiva (VNI), o uso de cânula nasal de alto fluxo (CNAF) – a realização de outros procedimentos – como procedimentos de intubação traqueal e traqueostomia, que geram aerossóis – apresentam risco três vezes maior de contaminação de profissionais de saúde. Nestes casos, medidas adicionais (como a manutenção de pacientes em quartos isolados, com pressão negativa e material-médico hospitalar seguro) também devem ser observadas.
A utilização correta de EPI, medidas coletivas e administrativas eficazes e material médico- hospitalar seguro, oferece maior segurança para os profissionais da saúde e pacientes.
*Recomendações para proteção e monitoramento de Trabalhadores de Serviços de Saúde (TSS)
Fonte de pesquisa: InformaSUS UFSCAR
Conheça o Sistema Fechado para aspiração traqueal
Indicado para realizar aspirações de secreções traqueais em pacientes em terapia intensiva ou qualquer situação onde há a necessidade de ventilação mecânica, permitindo a aspiração e ventilação concomitantes.
Pergomed: Uma Solução para Hemorragia Pós-parto
O Pergomed é um balão desenvolvido para auxiliar no manejo da hemorragia pós-parto, uma das principais causas de mortalidade materna no mundo.
Decisões Estratégicas na Saúde: A Análise de Dados como Diferencial Competitivo
No setor da saúde, decisões informadas podem salvar vidas, otimizar processos e promover avanços significativos. A análise de dados emergiu como uma ferramenta estratégica essencial, permitindo que hospitais, clínicas e distribuidores se destaquem no mercado, oferecendo maior valor aos pacientes e stakeholders.
Dilapan: Uma Alternativa Moderna para a Indução do Parto
O Dilapan é um recurso inovador utilizado na indução do parto para promover a dilatação cervical de forma gradual e segura.